Semana Ágil 2016 2017-10-26T12:22:38+00:00

Inscreva-se!

Semana Ágil: Na semana do Scrum Gathering Rio 2016 teremos um conjunto de treinamentos Ágeis especialmente escolhidos para você! Entre e inscreva-se!

Todos os treinamentos têm duração de 8 horas, e os preços são super especiais: o valor do investimento para cada treinamento é de R$690,00, que pode ser dividido em até 5x sem juros no cartão.

Agenda

21 de junho (terça-feira):

Onde: Sala de Treinamento da K21 – Copacabana
  • Lean Startup, com Rodrigo de Toledo e Carlos Felipe Cardoso
    Quem já desenvolveu algo que no final nunca ninguém usou? Quase todos já passaram por isso. Apesar de vivermos uma época em que a demanda é sempre muito maior que a nossa capacidade de entrega (mal do século XXI para todo Knowledge worker), continuamos a selecionar muito mal o que deve ser feito.
    Nesse curso vamos discutir como melhorar o UpStream da nossa cadeia de valor, para que a bola chegue mais redonda para TI. Vamos mostrar ferramentas poderosas como: Cost of Delay, Validation Board e Kanban de Portfolio. Vamos trazer alguns cases de sucesso para mostrar como grandes empresas têm conseguido obter melhoras significativas na sua gestão de portfolio.

22 de junho (quarta-feira):

Onde: Sala de Treinamento da K21 – Copacabana
  • Metas Ágeis com OKR, com Felipe CastroApesar de usarmos a mentalidade ágil taticamente, na definição da estratégia e das metas a mentalidade waterfall e de comando&controle ainda é o padrão.

    A maioria das organizações ainda utiliza um processo anual, waterfall, top-down para criar um conjunto de metas estático que conflita diretamente com Agile.

    Este curso vai mostrar como definir metas ágeis utilizando OKR (Objectives and Key Results), o framework de definição de metas adotado por diversas empresas do Silicon Valley como Google, Twitter, LinkedIn e Dropbox.

    Os participantes irão aprender como OKR pode complementar Agile e Lean criando uma cultura de foco em resultado, dando autonomia para os times, focando as cerimônias na geração de valor, facilitando a adoção de métodos ágeis e incentivando abordagens lean.

Instrutores

Carlos Felippe Cardoso é um Agile Coach com bastante experiência, trabalhando com métodos ágeis desde 2004. Possui um background extremamente técnico, baseado em práticas ágeis e testes automatizados. Já desempenhou o papel de líder de time durante vários anos e foi o responsável técnico pelo SIGA, software com mais de 100 mil usuários e dezenas de milhares de testes automatizados. Sua experiência inclui treinamentos em Scrum e Kanban, Continuous Delivery, desenvolvimento ágil, testes automatizados e outras práticas XP. Já ministrou também diversos cursos e possui vasta experiência em linguagens de programação como Java, Python e C#. Já palestrou nos maiores eventos de agilidade brasileiros e, recentemente, se tornou instrutor do treinamento de CSD (Certified Scrum Developer) e do treinamento de Management 3.0. Possui as certificações CSP, CSPO, CSM e CSD pela Scrum Alliance e também as de Management 3.0 e Lean Kanban. Além disso, é graduado e mestrando pela UFRJ, onde já atuou como professor.

Felipe Castro é o maior especialista em OKR fora dos Estados Unidos, tendo treinado centenas de pessoas no uso do framework. Felipe é Engenheiro de Computação pela PUC-Rio e sócio da Lean Performance, consultoria que ajuda empresas a construírem Culturas de Alta Performance utilizando OKR.

Rodrigo de Toledo é PhD pelo INRIA na França, com graduação e mestrado pela PUC-Rio. Nos últimos anos, ele tem se dedicado a divulgar os métodos ágeis, organizando eventos como o Agile Brazil (2009/10/11/12), e ministrando treinamentos ágeis, já tendo treinado mais de dois mil profissionais. Rodrigo é instrutor internacional da Lean Kanban University e também é facilitador certificado de Management 3.0. Na área acadêmica, tem diversos artigos internacionais, lecionou por seis anos na PUC-Rio e desde 2010 é professor adjunto da UFRJ (graduação e mestrado). Rodrigo trabalhou por dez anos no Tecgraf onde desempenhou o papel de Scrum Master e pesquisador sênior. Posteriormente, foi engenheiro de software da Petrobras entre 2008 e 2010, onde atuou também como Product Owner, além de ter participado ativamente no comitê de adoção de métodos ágeis da Petrobras.