O Gathering

Nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2014, o Rio de Janeiro receberá pela primeira vez uma edição do Regional Scrum Gathering©.

Os Scrum Gatherings são eventos que contam com o suporte da Scrum Alliance e acontecem em várias partes do mundo. Chegou a nossa vez! O Gathering será realizado no Hotel Windsor Atlântica, na beira da praia de Copacabana, um dos cartões postais mais conhecidos do Rio de Janeiro.

Participar de um Scrum Gathering é ter a oportunidade de trocar experiências, praticar os conceitos aprendidos, discutir desafios e fazer networking ao longo de três dias de palestras e workshops. Na edição carioca estamos esperando um público de 500 pessoas de todo o Brasil e América do Sul, além da presença de palestrantes internacionais.

Saiba como será o evento:

Teremos dois tipos de sessão, organizadas em cinco trilhas diferentes. Todas as sessões do evento terão a duração de 50 minutos. Saiba mais aqui:

–==Tipos de Sessão==–

Palestra: são apresentações mais tradicionais, com os participantes sentados em formato de sala de aula. Aqui cabem  cases, ideias, experiências, novas descobertas etc. Teremos 3 salas com capacidades diferentes (140, 90 e 60 pessoas).

Workshop: sessões dinâmicas, conhecidas como “mão na massa”, onde o participante efetivamente pratica os conhecimentos adquiridos por meio de dinâmicas, exercícios e discussões em mesas redondas (capacidade para até 60 pessoas, divididas em 10 mesas). Nessas sessões, todo mundo participa!

–==Trilhas do Gathering==–

Trilha 1: Back to the Basics Essa é uma track dedicada aos iniciantes no uso do Scrum. Vamos explorar os porquês, valores e princípios. Descubra como o Scrum pode ser adotado sem sobressaltos e radicalismos. Discutiremos os desafios da transição para o Scrum e os primeiros passos no mundo da Agilidade.

Trilha 2: Coaching and Facilitation O ScrumMaster é um facilitador. Fato! Técnicas de facilitação são fundamentais na resolução de conflitos e na busca por eficiência. Essa track é dedicada à discussão de técnicas e abordagens que ajudem Coaches e ScrumMasters no seu dia a dia.

Trilha 3: Tools of the Trade Essa é uma track dedicada as discussões técnicas do seu time. Seu time faz Scrum, mas ele está realmente construindo o Software com qualidade e da melhor forma? Somos de TI mas será que estamos utilizando as ferramentas a nosso favor ou continuamos fazendo muita coisa de forma manual? Exemplos: O que estamos testando de forma automatizada? Como nos prepararmos para fazer releases de nosso software cada vez mais frequentes (ou até a cada modificação no código-fonte)?

Trilha 4: Product Management Nada é mais ineficiente do que construir um produto que ninguém quer usar. Lean Startup quebrou alguns paradigmas no passado recente, mas e agora? Qual caminho seguir? Essa track discute o futuro da Gestão Ágil de Produtos, desde a definição do que fazer, passando pela estratégia de produto até o uso de métricas para entender mais sobre os usuários e o próprio produto.

Trilha 5: Trends Quais são os próximos passos? Quais são as tendências no mundo da Agilidade? Essa track discute o futuro que está sendo construído desde hoje, em aspectos como gestão, times, processos e produtos.

Confira quem são os Keynote Speakers:

– Mike Beedle: agilista respeitado e que participou da criação do Manifesto Ágil;

– Ronaldo Porto: Sócio do Templo Coworking e especialista em Startups;

– Daniel Gullo: Agile coach de altíssimo nível, responsável pelo nosso Coaches Clinic.

Fique de olho no calendário do evento:

– Início das inscrições: 14/04/2014 (early bird – preço promocional para os 100 primeiros)

Confira também a page do evento no Facebook: http://www.facebook.com/sgrio2014